Alongamentos em 10 minutos para aliviar dores nas costas

Alongamentos em 10 minutos para aliviar dores nas costas

Você sabia que cerca de 27 milhões de brasileiros apresentam dores na coluna?

Você sabia que, apenas em 2015, foram registrados mais de 80 mil casos de trabalhadores afastados por causa de problemas nas costas?

Sim, não é só você que sente aqueles incômodos nas costas — muita gente sofre da mesma forma.

Fisioterapeutas apontam as causas mais comuns como o sedentarismo e as posturas corporais inadequadas adotadas em várias atividades de rotina — no trabalho, em frente ao computador, ao falar no celular, em atividades físicas mal orientadas e até mesmo em momentos de lazer.

Fato: dor nas costas tira o bom humor de qualquer um.

Vale lembrar que se você está sentindo dores frequentes, você precisa ser consultado por um médico.

Para aliviar dores, rigidez ou espasmos, os exercícios abaixo são bem-vindos. Siga-os com cuidado e converse com fisioterapeutas, médicos e educadores físicos de sua confiança.

1. Estique o tendão do jarrete deitado no chão

Mantenha a posição da imagem acima por 30 segundos para cada perna duas vezes.

2. Puxe e segure o joelho contra o peito

Isto ajuda a fortalecer e relaxar os glúteos. Mantenha a posição por 20 segundos para cada perna duas vezes.

3. Alongue a coluna

Mantenha a posição por 20 segundos e repita com o outro joelho. Faça quantas vezes quiser, mas não exagere.

4. Alongue o piriforme

Mantenha a posição por 30 segundos e repita com a outra perna.

5. Alongue o flexor do quadril

Mantenha a posição por 30 segundos e repita com a outra perna.

Fonte: Awebic