Sopa de creme de mandioquinha

Sopa de creme de mandioquinha

A mandioquinha, também conhecida como batata-salsa, mandioquinha-salsa ou batata-baroa, está presente em vários pratos da culinária. No inverno, o ingrediente pode se transformar em uma sopa consistente e saborosa.

A sopa aliás é um dos alimentos mais antigos do mundo. O prato teria surgido ainda na pré-história quando o homem descobriu que a carne das caças ficava mais macia e saborosa quando era cozida com água e ervas.

A professora de culinária Denise Van Dal, de Paranavaí, no noroeste do Paraná, ensina a preparar uma sopa creme de mandioquinha. O prato é rápido e prático de fazer.

Sopa creme de mandioquinha

Ingredientes
600 gramas mandioquinha cortada em pedaços pequenos
1 litro e meio de água
1 tablete de caldo de galinha
1 colher de manteiga
1 cebola picadinha
Alho se preferir
Sal a gosto

Acompanhamento
150 gramas de carne seca dessalgada e desfiada
Queijo parmesão ralado na hora
Cebolinha para decoração

Preparo
Refogue a cebola na manteiga e depois coloque a mandioquinha crua. É importante refogar a mandioquinha para soltar o amido que deixa o caldo grosso. Coloque 1 litro e meio de água mais o caldo de galinha e deixe cozinhar por aproximadamente 15 a 20 minutos até que elas estejam macias. Na pressão são dez minutinhos.

Assim que estiverem cozidas, coloque tudo no liquidificador ou em um mixer, e bata até obter um creme. Se quiser, pode deixar um pouco do caldo de fora para manter pedaços de cebola. Volte o que foi batido para o fogo baixo e mexa mais um pouco, até engrossar. Aproximadamente 5 minutos. Decore e sirva.

Fonte: G1

Comments are closed.